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25/11/2017

Fim de ano: Como fugir do estresse e pressão deste período? A resposta está no seu cérebro

Todos nós iniciamos o ano com energia total, novos planos em mente, com vários desejos e sonhos. Mas quando chega o fim do ano já estamos todos cansados e exaustos da rotina, do trabalho e isso pode desencadear em crises de estresse, alergias causadas pelo sistema nervoso, falta de paciência e tantos outros sintomas que conhecemos bem.

Mas a pergunta é: como aliviar o estresse causado pelo fim de ano? A resposta está literalmente em você!


O nosso cérebro possui muitas maravilhosas funções e trabalha a nosso favor. A questão é saber como usá-lo e tratá-lo da melhor maneira. Este texto a seguir, escrito pelo Doutor Brady Salcido dos Estados Unidos especialista em estudos do cérebro ensina o que podemos fazer para melhorar o climão do fim de ano.



Dr. Brady Salcido:

É evidente que o exercício melhora a função cerebral através de uma série de fatores, incluindo a produção de fatores de crescimento cerebral chamados neutrofinas. Uma das neutrofinas marcantes mais estudadas é chamada de Fator Neutrófico Derivado do Cérebro (FNDC).

FNDC é uma proteína que foi promovido como "Milagre para o cérebro" pelo Psiquiatra John J Ratey da Universidade de Harvard nos EUA. Esta neutrofina é conhecida não por apenas estimular o crescimento e a diferenciação de novos neurônios, mas também demonstrou apoiar e preservar a sobrevivência de neurônios existentes e caminhos neuronais. De acordo com o Dr. Brant Cortright, um especialista em neurogênese, 60-70% dos novos neurônios que se formam por neurogênese são removidos antes de se tornarem integrados em nossa rede neural. FNDC desempenha um papel importante para ajudar a preservar esses novos neurônios formadores.

Um estudo também mostrou que o FNDC pode até ajudar a transformar a gordura branca em gordura marrom melhorada metabolicamente. Apenas outro motivo para viver o Neuro Lifestyle: você também pode queimar gordura ao mesmo tempo.

Muito estudo e pesquisa está sendo dedicado a descobrir métodos que ajudem a promover a neurogênese e a produção de FNDC para não apenas estimular o crescimento de novos neurônios ou células cerebrais, mas também preservá-los.

Estudos mostraram que o exercício físico é a melhor atividade para promover a saúde do cérebro.


Qualquer tipo de exercício é benéfico por direito próprio, mas certos tipos de exercícios podem ajudar o cérebro a se tornar mais resiliente, adaptável e poderoso através dos benefícios listados acima. Isso também pode levar a:

1. Maior memória
2. Aumento da cognição
3. Maior capacidade de aprendizagem
4. Menos depressão
5. Menos ansiedade
6. Melhor resiliência ao estresse em todas as formas.



O EXERCÍCIO FÍSICO E SEU CÉREBRO

Um estudo famoso de Harvard feito em ratos mostrou que o exercício aeróbico (corridas, caminhadas, bicicleta) teve o efeito mais profundo da neurogênese e da produção de FNDC em comparação com treinamento de alta intensidade e treinamento de resistência (musculação, cross fit). 

O exercício aeróbio inclui exercícios de intensidade de nível mais baixo a moderado, como: correr, remar, andar e andar de bicicleta. O estudo relatou que quanto mais quilômetros os ratos corriam, os maiores níveis de FNDC foram produzidos. O treinamento de alta intensidade não surtiu o mesmo efeito neste estudo, e os autores principais especularam que este tipo de atividade pode estar "drenando fisiologicamente demais no corpo".

O treinamento de resistência não mostrou elevação considerável de FNDC. As curvas do bíceps tornam seus braços bons, mas os dados mostram que, infelizmente, eles não fazem muito pelo seu cérebro. 

Agora isso significa que você não deveria fazer nenhum treinamento de resistência? Não! O treinamento de resistência tem muitos benefícios para sua saúde geral e deve ser incluído.



ENTÃO O QUE VOCÊ DEVE FAZER?

Segundo a pesquisa, a melhor escolha para seu cérebro é montar uma combinação de exercícios de alta intensidade (musculação, cross fit etc) com exercícios aeróbicos (caminhadas, corridas, andar de bicicleta).

Este tipo de pesquisa confirma por que e como o exercício é tão valioso para a nossa saúde mental.

Depressão, ansiedade, perda de memória e desafios de foco estão aumentando a uma taxa alarmante! Baixos níveis de FNDC foram associados à depressão. Embora existam muitos fatores envolvidos em cada um desses desafios, os estudos mostraram como o exercício pode melhorar nosso bem-estar mental!

Um estudo mostrou que apenas 30 minutos de caminhada de esteira por dia foi suficiente para produzir uma redução estatisticamente significativa nos sintomas de depressão.

Agora que você já sabe o que deve fazer, não deixe para depois. Todos nós devemos separar um tempo para dedicar à nossa saúde. Exercícios podem ser feitos de forma gratuita e não há desculpas para não exercitar-se.

Separe um tempo para caminhadas, corridas, ou qualquer esporte de sua preferência. Coloque uma música que você goste e aproveite seu tempo.


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Bons exercícios! :) 





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https://medium.com/@drbradysalcido/the-best-type-of-workout-for-your-brain-9aa466754c1c
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